terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Administrador de Empresa como Multiplicador de Conhecimento

Quando se pensa em administração de empresas o que sempre aparece em nossas mentes: Missão, Visão de Futuro, Objetivos e Metas, Estratégias de Negócios, Gestão de Pessoas... opa... Gestão de Pessoas!!! Espero que as pessoas estejam sendo lembradas quando o assunto é administração.

Sabe-se que hoje em dia as organizações estão investindo nos relacionamentos, em lideranças que respeitem seus subordinados e vice-versa e em estratégias de desenvolvimento profissional. Porém, direcionados aos planos de negócios, produção e serviços, os administradores muitas vezes esquecem que o desenvolvimento de suas organizações está atrelado ao conhecimento individual de cada um, incluindo aqui o seu próprio conhecimento.

A campanha é grande para que as empresas invistam em Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, e muitos investimentos realmente são feitos em cursos de longa e curta duração, graduação e pós-graduação, on the job, por terceiros e/ou por multiplicadores internos. Mas, pouco investimento, principalmente de tempo, é feito para que os profissionais dividam diariamente seus conhecimentos. Multiplicar conhecimentos não acontece apenas dentro de salas de aulas ou no local de trabalho com exercícios práticos; a multiplicação de conhecimentos pode ser realizada diariamente através do exemplos e de informações contantes dadas aos demais colegas de trabalho.

Geralmente, são os administradores que possuem a visão macro do processo e do negócio da organização, da cultura, princípios e valores, se eles estiverem preparados para dividir com os demais o que entendem e como negociam suas estratégias, facilmente, os subordinados ou até mesmo outros funcionários de mesmo nível hierárquico poderão entender e contribuir mais com a organização. Dividir o que se sabe é tão importante quanto fazer, afinal nada é para sempre e ninguém é insubstituível, ou seja, mais cedo ou mais tarde alguém estará ocupando os nosso lugares!!! Espero que eu esteja um passo a frente nesse dia, rs!!!

Portanto, cabe aqui ressaltar, que multiplicar conhecimentos também não é tão simples como pode parecer neste post; é preciso entender de ensino-aprendizagem, que é uma via de mão dupla, onde só se ensina se alguém quiser aprender.

Para multiplicar conhecimentos é preciso ter boa comunicação, paciência, gostar de receber e dar feedback, estar sempre atualizado e ter segurança no que diz e faz. Ah, e não ter medo de perder seu emprego, rs, uma vez que muitos acreditam que ensinar o que se sabe é o mesmo que dar sua cadeira para o outro sentar!!!

Desejo que todos invistam em multiplicar seus conhecimentos e com isso possibilitem que o mundo dos negócios se desenvolva cada dia mais!!! Abraços!!!