quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Universidade Nova: Bacharelado Interdisciplinar

http://upepr.blogspot.com/
Ontem, assistindo uma reportagem do Jornal Hoje da Rede Globo: Novos cursos ajudam estudantes indecisos na escolha da carreira, soube da postura de mais de 15 Universidades Federais com uma nova visão sobre a formação dos seus alunos. Elas estão apostando na Universidade Nova, uma forma de educação diferenciada, onde o foco é a área de atuação e não o curso específico. O diploma é de bacharel em área geral de conhecimento, como uma pré-graduação. Dar continuidade a formação específica fica a critério do aluno.

Bacharelados Interdisciplinares é o nome dados a esses novos cursos, nas áreas de Artes, Ciências e Tecnologia, Saúde e Humanidades. Juliana Holanda, na Revista Ensino Superior da Uol, na reportagem Opção pela Mudança, diz que "o currículo seria composto por Formação Geral Obrigatória, Formação Diferencial (optativas), Formação Profissional, e uma seqüência de cursos-tronco paralelos oferecidos durante todo o programa, como, por exemplo, língua e cultura brasileira e língua estrangeira moderna".

A princípio, acredito que esta nova visão de Ensino Superior vem minimizar a pressão da escolha profissional assim que os jovens terminam o Ensino Médio, dando-lhes o tempo maior para conhecerem melhor a área de atuação e suas possibilidades, além de facilitar seu ingresso na Universidade, uma vez que algumas, como a Universidade Federal da Bahia, oferecem 1500 vagas no Bacharelado Interdisciplinar; mas ao mesmo tempo, não resolve o "problema" daqueles que estão em dúvidas sobre a escolha profissional em áreas diferentes, como hoje percebo nas orientações dúvidas entre Ciências Contábel (Ciências) e Psicologia (Humanidades).

O importante aqui é que as Universidades estão se movimentando para atender as necessidades dos estudantes nos dias atuais, estão preocupadas em ter profissionais mais conscientes de sua escolha e atuação profissional. Cabe aos estudades analisar o que melhor se encaixa com os desejos, competências, habilidades e características de cada um e assim fazer a melhor opção de ensino.

Referências:
http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=11880
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/08/novos-cursos-ajudam-estudantes-indecisos-na-escolha-da-carreira.html

Adicionar legenda