terça-feira, 18 de outubro de 2011

Comunicação Criativa e Consciente

http://agenciadagda.wordpress.com/
Na atualidade, estima-se que a Comunicação ocupe 75% da vida ativa de uma pessoa; o que mostra o quanto ela é importante e necessária para tudo que fazemos. Porém, ela é fortemente subjetiva, depende de quem emite como também de quem a recebe, o que a torna complexa.

Com a evolução dos meios de comunicação, ficou muito mais fácil e rápido se comunicar. De qualquer lugar a qualquer hora você pode falar com alguém por celular ou postar uma mensagem numa rede social. Todos estão "conectados" ou "ligados".

A internet se tornou uma aliada da vida moderna, nem sei o que seríamos sem ela!!! Esse texto mesmo não seria possível. Ela torna a LIBERDADE DE EXPRESSÃO verdadeira, permite que as pessoas realmente apresente sua opinião para o mundo!!! Mas.... ela exige cada vez mais o outro lado da liberdade, a RESPONSABILIDADE. Somos livres, mas responsáveis por essa liberdade. Podemos dizer o que pensamos e sentimos, mas temos que arcar com as consequências disso.

A Lei de Imprensa 5.250/67 revogada pelo Supremo Tribunal Federal, no Art. 17 defende que que não podemos ofender a moral pública e os bons costumes, podendo sofrer pena de detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa de l (um) a 20 (vinte) salários mínimos da região. Portanto, quem ofender publicamente a moral de alguém, seja esse quem for, pode sofrer tais consequências.

Além disso, alguns conseguem ofender a própria moral, publicando intimidades e se expondo de maneira desnecessária nas redes sociais. Esquecendo a dimensão que aquela publicação pode atingir. Quantas pessoas verão e compartilharão a publicação???

Empresas de Recursos Humanos tem utilizado as redes sociais para verificar ou encontrar pessoas com o perfil adequado para suas vagas. Tornando as redes sociais uma forma de seleção e fazendo com que os candidatos se preocupem mais com o que "postam", "curtem", "retweet", "seguem" e "compartilham". Como apresentou a reportagem Redes sociais se transformam em ferramentas para escolha de funcionários - Da Redação da TV Tem do dia 13/10/2011.

Quanto mais rápida e fácil a comunicação, maior é a atenção que devemos dar a ela. Quantas informações erradas ou imprecisas encontramos na internet ou recebemos por ela???

O mais interessante é que a internet tem proporcionado as pessoas serem mais Criativas. Vídeos, piadas, textos sendo criados o tempo todo e publicados em sites e blogs; permitindo que talentos sejam descobertos, revelados. Simples frases postadas em murais mostram criatividade, boas ideias e são compartilhadas por amigos e desconhecidos.

A Criatividade é "tamanha" que as pessoas estão revindicando seus direitos de consumidor através da internet por vídeos e textos, como mostrou uma reportagem do Fantástico no Domingo 16/10/2011.

Saber se comunicar sempre será uma arte, que exige de cada um conhecimento, sabedoria e criatividade!!! Que as pessoas continuem "colocando a boca no trombone" de forma criativa porém consciente!

Referências
MATOS, Gustavo Gomes. Comunicação Empresarial sem Complicação: como facilitar  comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. 2ª ed. Manole: Barueri SP, 2009.
http://www.justen.com.br//informativo.php?&informativo=27&artigo=62&l=pt
http://tn.temmais.com/noticia/8/57695/redes_sociais_se_transformam_em_ferramentas_para_escolha_de_funcionarios.htm
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1676083-15605,00-CONSUMIDORES+USAM+INTERNET+PARA+RECLAMAR+DAS+EMPRESAS.html